Sobre

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Afinal, estalar os dedos faz mal ou não?

Tem tantas questões no nosso dia-a-dia que não sabemos se é mito ou verdade, que hoje vim deixar uma dúvida no ar.







Sem a orientação de um profissional capacitado para nos dizer fica difícil de saber se esta prática faz mal realmente ou não precisamos nos preocupar. Mas uma pesquisa rapidinha que fiz já deu pra saber que as controvérsias são imensas. Há quem diga que ao estalar os dedos as juntas engrossam, outros dizem que perde a lubrificação entre as juntas, outros dizem que não acontece nada.


Vou pela matéria da revista tão conhecida "Super Interessante" com afirmações do Dr. Isidio Calich, da Faculdade de Medicina da USP.

Ele diz que são totalmente inócuos, ou seja, não apresentam problema algum, são inofensivos. Já os repetidos, provocados com frequência tendem a aumentar a produção do liquido interno das juntas, chamado de "liquido Sinovial", que pode causar o engrossamento das juntas, dor ou perda da flexibilidade. Muitos podem perceber isso ao longo dos anos de estalada em estalada. Com o tempo, os dedos vão ficando mais duros, até que estalamos de novo para ficar mais flexível, mas logo volta ao estado anterior.


Com esta prática podem ocorrer danos aos tendões e na cartilagem também, que recobre a extremidade dos ossos. O Dr diz que existem dois tipos de estalos: O primeiro ocorre quando esticamos a junta puxando um dedo e isso gera uma espécie de vácuo que faz o líquido no interior das juntas se movimente com violência, daí o ruído. O outro tipo é quando dobramos a articulação. Nesse caso, o estalo se deve ao atrito entre as cartilagens dos ossos como quando apertamos os dedos contra a palma da mão ou, então, ao contato do tendão com alguma saliência óssea ao girar o tornozelo.


Portanto, provocar os estalos dos dedos, ou de qualquer junta do nosso corpo, podem nos trazer alguns probleminhas. Vamos tentar evitar isso!!


Leia também sobre Sinovite. É uma matéria interessante da LER DORT.



Um comentário:

Carol disse...

Olha eu não faço ideia sobre sua profissão, pois vc não comenta. Só acho que antes de postar coisas desse tipo, vc deveria realmente falar com um profissional. Muita gente posta em seus blogs, informações ou imagens que não são verdadeiras.
O que entendi foi que vc leu a matéria, entendeu a coisa da sua forma e postou. Mas o que mais me incomodou, foi vc pegar uma imagem de um profissional da área de quiropraxia e postar numa matéria sobre estalar os dedos, totalmente sem noção!!!
Sou terapeuta corporal e trabalho com essa técnica de quiropraxia, aonde manipulamos (e não estalamos) o sistema esquelético. Vc misturou as estações e postou informações sem um real embasamento clínico.
Fica a dica: Antes de postar coisas desse tipo, se informe e se ainda assim quiser seguir com o que entendeu do que leu, coloque imagens coerentes.
Até mais!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...