Sobre

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pesquisa do IBGE mostra que mais de 90% dos jovens não consomem a quantidade recomendada de frutas

Pra mim, um dos alimentos mais gostosos são as frutas, mas acredita que a última pesquisa do IBGE de orçamentos familiares, mais de 90% da população brasileira, principalmente os jovens não ingerem a quantidade necessária de fruta que o Ministério da Saúde recomenda?

Acredito que um dos principais motivos dos jovens não consumirem frutas é pura questão de hábitos, talvez não tinha um incentivo da parte dos pais e olha que essa é a parte fundamental da alimentação para as crianças com eu já falei aqui uma vez. Outra opção que tem muita relevância é não ter frutas a disposição, ou por incrível que pareça, por pura preguiça; de lavar, descascar e cortar. Muitas vezes, abrir um pacote de bolacha doce é mais prático do que ir atrás de uma fruta.

As frutas tem grande quantidade de vitaminas, fibras -que estimulam o funcionamento do intestino, potássio, ferro e muita água, repondo os líquidos eliminados através da transpiração, suor, etc.E outra coisa, por possuírem pouca gordura, são digeridas mais rapidamente, absorvendo os nutrientes, o que evita aquela sensação de cansaço, aquela moleza ao digerir alguns alimentos.

Vou mostrar-lhes alguns problemas que os jovens enfrentam se a quantidade necessária de frutas não forem consumidas, pelo cyberdiet.terra.com.br.

Aumento de peso - As frutas são alimentos com poucas calorias, que geralmente os jovens substituem por alimentos muito calóricos, como doces, salgados, guloseimas que colaboram com o aumento de peso.

Deficiência de vitaminas e minerais
- Para ter cabelos, pele, unhas com saúde e também outros aspectos ligados a beleza, aparência física é importante consumir a quantidade de vitaminas e minerais adequada.

Mau desempenho na atividade física - As frutas podem ser uma ótima fonte energética para praticantes de todas as modalidades, pois são fontes de carboidratos, presentes principalmente na forma de frutose, o açúcar das frutas. Quanto maior a variedade, maior será o aporte de diferentes tipos de vitaminas e minerais, tão essenciais para um bom desempenho e saúde.

Deficiência no crescimento - Todas as mudanças necessárias que ocorrem nessa fase, como a produção de hormônios, faz com que as necessidades nutricionais dos adolescentes sejam diferenciadas, e com certeza o consumo de frutas irá completar essa necessidade, devido as suas propriedades.

Memória fraca - Algumas vitaminas atuam no sistema nervoso central, garantindo um bom desempenho do cérebro, isso favorece uma boa memória e agilidade para resolver situações.

Sistema imunológico debilitado - Para um sistema imunológico fortalecido, que proporcione uma boa defesa para o seu organismo é fundamental atingir a recomendação de frutas diariamente.

Assim como eu falei sobre algumas dicas de como ingerir os alimentos integrais e a linhaça aos poucos na comida, você pode fazer isso com as frutas também. Comece comendo uma por dia, no lanche da tarde ou até mesmo como sobremesa. Depois vá aumentando a dose. O ideal é consumir de 3 a 5 porções do grupo de frutas por dia.

Fique atento. Saúde é tudo. Envelhecer com ela é ainda mais.


beijos*

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...