Sobre

segunda-feira, 5 de março de 2012

Saiba a importância de manter o corpo em movimento

Sempre falamos que o movimentar o corpo é mais importante do que se matar de fazer dieta, pois o sedentarismo é o maior inimigo de um corpo saudável.
Para termos uma vida mais saudável e movimentar nossos corpos não é preciso muito esforço, nem se matar numa academia.

Muitos se queixam que não tem tempo para nada, pois é difícil conciliar trabalho, com estudos e as vezes até filhos. Mas movimentar o corpo não é necessariamente fazer exercícios físicos, nem puxar peso, nem caminhar 1827263 horas da esteira. Podemos obter esses movimentos em práticas do nosso dia-a-dia que deixamos para trás muitas vezes sem nem nos dar conta da importância deles.

O primeiro:

Geralmente o uso do elevador é automático e a escada acaba sendo esquecida. Mas deixar de usar o elevador ou até mesmo a escada rolante é um bom começo para movimentar o corpo. No começo irá ser cansativo, mas logo acostuma e virará um novo hábito automático.

Para os que moram ou trabalham em andares muito altos, use o elevador e desça 2 ou 3 andares antes e complete o percurso de escada. Já fará diferença.


Após 12 semanas utilizando as escadas, perceberá um aumento de 8,6% na capacidade aeróbica, sem contar na melhora significativa em coisas como: Pressão arterial, colesterol, peso, massa gorda e circunferência da cintura.




Segundo:

Sei que quem tem carro, muitas vezes perde o hábito de andar na rua a pé e até para ir ao mercado a poucos metros de casa usa o carro. Tente evitar esta prática. Quando for ao mercado comprar coisas que dá pra carregar numa boa, vá andando, aproveite para respirar um pouco de "ar puro" -em São Paulo é meio difícil eu sei. Faça o mesmo quando for almoçar  no trabalho. Esqueça os delivery, vá até o restaurante. Também é uma boa prática.

Ao fazer isso, você ainda aproveita para tomar um sol, importante para a síntese de vitamina D e para o seu corpo ter a percepção correta de dia e noite, regulando seus hormônios da maneira correta. Sem contar que ajuda a circular o sangue. Suas pernas agradecem e seu coração também.

Terceiro:


É o mesmo esquema de subir escadas ao invés de elevador ou ir ao mercado a pé. 
Para aqueles que utilizam o ônibus, ao voltar para casa ou indo pro trabalho, desça uns 2 pontos antes. Aproveite a caminhada. Dá mais disposição.




Quarto:





Trabalhar durante muito tempo sentado causa desconforto em todo mundo sem exceções. Como eu já disse aqui sobre alguns exercícios para aliviar as dores, alongar-se de tempo em tempo é muito importante. Faça sempre que levantar para falar com alguém, ou tomar um café, ir ao banheiro. Andar um pouco pelo ambiente já ajuda na circulação do sangue nas pernas.


No mais é isso. Com coisas simples do nosso dia-a-dia movimentamos nosso corpo sem muito trabalho. Claro que nada substitui uma caminhada, mas se puder caminhar 3 vezes por semana por 1 hora já é um grande adianto.

Seu coração precisa desses movimentos pois quando fazemos exercícios regularmente, o coração trabalha com mais eficiência e sem ter que fazer tanto esforço. O sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Tudo isso previne o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, colesterol alto, derrame e hipertensão.

Cuide-se =D


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...