Sobre

terça-feira, 22 de março de 2011

Cansaço visual causado por computador e televisor 3D

Enquanto fica no computador, durante algumas horas sente que os olhos ficam secos, doloridos, a cabeça começa a doer e a visão começa a ficar embaçada? Já ouviu falar em cansaço visual?
Pois é. A coisa é séria, e não é pouca não.


Uma pesquisa realizada com 1.200 pacientes comprovou que o excesso de exposição à tela do micro provoca sintomas de um problema batizado de Síndrome da Visão de Computador, mais conhecida como CVS (Computer Vision Syndrome).
Geralmente acontece mais em criançar entre os 14 anos que passam horas e imensas horas na frente do computador jogando, e com essa prática extensiva começam aparecer esses sintomas de olhos cansados,
secos, vermelhos e a visão já bem fraquinha. Oftalmologistas chamam isso de miopía transitória.
De acordo com especialistas, a miopía transitória é a dificuldade de enxergar de longe. O que pode durar apenas um meses ou tornar-se um mal permanente se os hábitos diante o computador não mudarem. Esses maus hábitos podem afetar o rendimento escolar da criança, por não enxergar bem o quadro, mas os pais geralmente só descobrem meses depois.

Claro que isso não acontece em crianças apenas. Muitos adultos também sofrem dessa miopía, ou simplesmente o cansaço visual, principalmente aqueles que trabalham com computador.



O melhor para evitar esse desconforto é que, a cada 50 minutos, o profissional descanse a vista durante 10 minutos. É importante trocar de foco para não forçar a visão. Caso não possa deixar a mesa, é recomendável inclinar-se para trás, fechar os olhos e relaxar por alguns minutos.

Medicos afirmam que a CVS é resultado da atenção concentrada por certo tempo sempre na mesma distância focal diante da tela. Além disso, as 16,7 milhões de cores geradas pelo monitor de vídeo sobrecarregam com toda esta variação de luminosidade o esfíncter iriano, musculatura que regula a entrada de luz até a retina. As imagens em pixels exigem que essa musculatura focalize e desfocalize o cristalino milhares de vezes ao dia, o que naturalmente leva ao cansaço visual. Outro problema é o excesso de luminosidade das lâmpadas e da luz natural, que muitas vezes refletem no monitor e dificultam a visão. Este excesso deve ser evitado, pois as pupilas se contraem e também geram fadiga da visão.

Televisão é uma aliada aos monitores de computador. Algumas pessoas passam o mesmo tempo diante um televisor assistindo filmes ou mesmo "divertindo-se" em games. Claro que é uma distância bem maior que um monitor, mas mesmo assim, o uso contínuo, principalmente para quem trabalha com computador, pode cansar ainda mais as vistas.

LG Digital Experience
Um grande vilão desse cansaço visual nos televisores sao os filmes em 3D, por conta da interpolação de quadros força o cérebro a ver o 3D, gerando um cansaço mental tambem, além de outra série de desconfortos como enjoos e tonturas.
Pensando no bem-estar dos seus consumidores afim de acabar ou pelo menos reduzir esses cansaços, a LG criou um televisor 3D com uma pélícula FPR (Film Patterned Retarde) sobre o painel. No dia 03 de março a LG promoveu um evento -LG Digital Experience-, afim de mostrar a nova tecnologia que será lançada ainda este ano.
Um ponto importante dessa nova tecnologia é o fato de não haver mais o flickering, interrupções instantâneas na imagem que fazem a tela piscar, responsáveis pelo cansaço visual durante a exibição tridimensional, que já foi alvo de muita polémica devido as ocorrências médicas resultantes de muitas horas com a vista exposta a tecnologia 3D. A LG Eletronics juntamente com a LG Display ganhou um certificado único no mundo pelo flicker-free.
Os óculos ganham uma mudança também. Diferente das outras empresas, agora a LG possui um óculos passivo e não ativo, o que também elimina gastos e com certeza não cansarão mais as vistas.Sem contar que serão mais bonitos e leves. Aqueles outros ninguém merece.


Mas caso o uso do computador e dos televisores continue causando muitos incômodos, aconselho procurar um médico, fazer exames de rotina e procurar fazer as pausas. A saúde dos olhos é uma coisa realmente séria. Cuide-se!

Fonte: Forum Uol Jogos, Portal da Oftalmologia

4 comentários:

Letícia Aguiar Cabral disse...

Adorei o seu blog, bem interessante! Estou começando meu blog, tô te seguindo se puder me dá uma forcinha. Sucessos, um beijo ;*

Anônimo disse...

muito bom o post, adorei o blog. cansaço visual é uma coisa que atrapalha muito mesmo, ainda mais quem trabalha com isso.

DANIELLE ARRUDA disse...

Olá, achei seu blog por acaso e gostei muito!!! Estou seguindo!!!
Tenho um blog tb, de uma olhada: www.myvanitydiary.blogspot.com
se gostar, pode me seguir tb?
www.myvanitydiary.blogspot.com
Parabéns pelo blog, passarei sempre por aqui!!!
Beijo beijo
Dani.

Letícia Aguiar Cabral disse...

Claro querida, coloco seu banner sim. Se der pra me divulgar de alguma forma, agradeço muito. Um beijo ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...