Sobre

quarta-feira, 9 de março de 2011

Unhas fracas ou quabradiças? Saiba como cuidar


Esses dias eu reparei que as minhas unhas estão um pouco fraquinhas e quadradiças. Ate troquei de acetona, esmalte achando que eram os próprios que estavam enfraquecendo-as mas não é o meu caso. Até pode acontecer, quando as unhas estão desse jeito um dos motivos variam do uso continuo de químicos (como detergentes) a problemas alimentáres (como falta de vitaminas).


Acho que esse é o meu caso, a correria do dia-a-dia nos impede as vezes de nos alimentarmos corretamente faltando algumas vitaminas necessárias para o bom desempenho de nosso corpo.

Mas sabem quais são os principais sintomas de uma unha fraca? Elas ficam finas e descamam cmo mais facilidade, têm aspecto poroso e apresentam manchas e irregularidades, além de ficaremmais vulneráveis ao ataque de fungos. Ao detectar esses sintomas, o melhor mesmo é procurar um dermatologista para identificar o diagnóstico.


Alguns pontos de deixam a nossa unha fraca:

Acetona ou removedor e esmaltes em excesso. Ressecam muito as unhas, o que as tornam quebradiças, sem brilho e com manchas brancas na superfície.
  • Alimentação pobre em nutrientes e vitaminas.
  • Produtos químicos como detergentes e produtos de limpeza.
  • Fungos ou bactérias que se instalam nas unhas.
  • Anemias, hipotireoidismo, desnutrição por má absorção de nutrientes também são causas frequentes de unhas fracas ou que descamam.

Algumas dicas de como deixá-las mais forte e resistente:

  • Use um esmalte adequado (aquele que não tenha ingredientes corrosivos ou que não cause alergia na pessoa). Produtos como o tolueno e o formaldeído são compostos químicos que estão na composição do esmalte e algumas pessoas podem ser alérgicas.
  • Use luvas antes de qualquer atividade doméstica.
  • Uma dieta rica em proteína, nutrientes e oligoelementos é muito importante para mantê-las em ordem. Um mineral que jamais pode faltar é o zinco, que é essencial para saúde das unhas.
  • Evite tirar as cutículas. Sem elas, a entrada de fungos e bactérias torna-se mais suscetível.
  • Use bases fortalecedoras formuladas especialmente pelo dermatologista, que tem em sua composição carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino.
  • Mantenha suas unhas sempre hidratadas.

Esmalte fortalecedor ajuda bastante, usei durante um temop e obtive um bom resultado.

Claro que algumas pessoas como eu, não conseguem pintar as unhas sem retirar a cutícula, fica superestranho, não fica legal na hora de limpar. Então eu continuo tiranando, porém hidratando-as. Alias, como a minha rotina ainda não mudou muito, comprei vitaminas na farmácia, aquela Centrum que ajuda bastante.


Fonte: Beleza e saúde

Um comentário:

sabrina disse...

legal gostei do poste mais umah coisa ér a minha unha ela ér assim ela cresce mais ér mole entende ai se eu por na boca ela fica mai mole ainah ai ela termina virando pra cimah e quebrando nao sei como isso acontece é incrivel ela nao lasca dos lados como a maioria e depois de lascar ela fica descamando é horrivel ai eu fico com raiva querendo roer ai eu vou lah pego ah lixah e lixo ela !! mais serah que existe algumah soluçao ?????

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...