Sobre

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ver 3D deitado no sofá

Olá gurizada do meu coração, fiquei doentinha esses dias e nem pude postar, mas já estou de volta e fugindo um pouco do assunto que tanto disseminamos para falar de duas empresas que adoram discutir e brigar pra ver quem sai na frente.

A LG está lançando no mercado seus televisores 3D com uma "nova" tecnologia.  Uma película de filme plástico chamada FPR (filme-type patterned retarder) sobre o painel. É igual a tecnologia já usada no cinema, com óculos de matriz passiva,  ou seja, a imagem vem dividida da TV pela tecnologia FPR e o óculos só tem o trabalho de filtrar as imagens. Dizem que o 3D desse novo televisor vai ficar melhor, com a eliminação de flicker e crosstalk.
A LG garante também, que agora com os óculos passivos, será possível assistir filmes em 3D deitado no sofá. Mas é aí que a briga entre os coreanos entra. A Samsung bate o pé dizendo que isso não é possível, e até mesmo renomadas organizações internacionais recomendam que os telespectadores assistam conteúdo 3D (com os olhos alinhados) na horizontal. Isso por que como as imagens são capturadas por meio de duas câmeras alinhadas horizontalmente, o cérebro humano não consegue perceber a imagem correta ao ver a tela na vertical, o que pode levar a náuseas ou tonturas.

A LG por sua vez rebateu por meio de uma declaração que diz que, ao contrário do sistema de óculos ativos onde as pessoas não conseguem ver imagens em 3D quando viram suas cabeças para qualquer lado, com sua tecnologia FPR (Film Patterned Retarder) é possivel ver imagens de qualquer ângulo apesar de que o efeito de profundidade será significativamente enfraquecido.


E a briga fica nisso, um diz que sim, outro diz que não. Mas uma coisa de bom essa tecnologia tem, serão mais baratos já que os óculos ativos, não precisarão carregar, mais leves, mais bonitos, agora só falta saber se vamos poder usa-los no cinema também. Muito mais higiênico. Ninguém merece usar óculos craquelado, suado de milhões de pessoas (se bem que tem gente que fala que isso é pura frescura).


Coladinha do: Zumo

Um comentário:

mariana dino disse...

lá no #blog Garotas más usam Neon: Tracta Color Corretivo: http://bit.ly/kHTEB3

entre e confira o lançamento e outras postagens *_*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...