Sobre

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Saiba da importância que a vitamina B12 tem no nosso organismo

Agora no finalzinho de setembro foi feita uma pesquisa publicada pela revista científica "Neurology", da Academia Americana de Neurologia, constatanto que idosos com baixos níveis de vitamina B12 no sangue podem ter uma maior propensão à perda de neurônios e a problemas com habilidades que exigem raciocínio.

Os participantes passaram por vários testes. Tiveram amostras de sangue avaliadas, nas quais verificaram os níveis de vitamina B12 e a molécula ralacionada a esse metabolismo, que poderia indicar uma eventual deficiência. Passaram por testes de medicação de memória e outras habilidades cosnitivas e após 4 anos e meio, exames de ressonância magnética analisaram o volume cerebral dos participantes.

Deles, o que apresenta um menor nível de vitamina B12 tem os piores resultados em testes cognitivos e um volume menor total do cérebro.

Segundo o estudo, a falta de vitamina B12 na dieta pode fazer com que o cérebro perca células cerebrais e desenvolva estes problemas.

- "Ainda é muito cedo para dizer se o aumento dos níveis de vitamina B12 em pessoas idosas através da dieta ou de suplementos poderiam prevenir estes problemas", advertiu Christine C. Tangney  do Centro Médico Universitário Rush, em Chicago (EUA), coautora do estudo.

A vitamina B12 tem papel fundamental para o funcionamento do nosso cérebro e memória e é proveniente dos derivados de animais. Pode ser encontrada em alimentos como carne (sobretudo o fígado bovino), peixes e aves. Leite, ovos e derivados dessas espécies também são fonte do composto.


Quando consumimos alimentos derivados de animais, nosso estômago produz uma proteína chamada "fator intrínseco", que se liga à vitamina B12, para facilitar sua absorção. Essa vitamina corre por todo intestino delgado, até chegar à região onde ele se encontra com o intestino grosso, chamada íleo.
Nesse local, o complexo vitamina-proteína encontra sua porta de entrada para o sangue. Quando, por algum motivo (como uma gastrite), o estômago não produz o fator intrínseco, a vitamina B12 passa direto pelo íleo e é descartada. Isso pode causar problemas de memória.

Portanto, se encontrar sinais de perda de memória, procure um médico para saber onde é a raiz do problema. 

Cuide-se para lembrar-se sempre do que importa.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...